Qual a diferença entre aço cirúrgico e o aço inoxidável?

  • A principal diferença entre o aço inox e o aço cirúrgico está na quantidade de carbono presente na composição do material para determinar a corrosão. Peças com menores quantidades de carbono têm menos risco de sofrerem corrosão intercristalina ou desintegração da solda, e isso é proporcionado pelo aço cirúrgico - também conhecido como aço 316L. 

     

    O aço cirúrgico é um elemento muito utilizado na fabricação de acessórios pessoais em todo o mundo. Ele é um metal valioso na fabricação de peças como brincos, anéis, alianças e colares, devido à sua resistência, a qual garante a durabilidade e o brilho característicos desse material. 

    Além disso, o metal é resistente à oxidação. No entanto, cabe ressaltar que o que irá determinar se é inoxidável ou não será o seu valor. O aço cirúrgico possui baixo teor de carbono e passa por um derretimento a vácuo, um método seguro que evita qualquer tipo de elementos contaminantes na superfície da joia. Dessa forma, é possível evitar reações alérgicas na pele. 

     

    Já o aço inoxidável 18/8, que é usado pela PACCO, é derivado da composição nominal do tipo 304, sendo 18% de cromo e 8% de níquel. 

    Vantagens oferecidas: 

    • Resistência à corrosão 

    Possui uma excelente resistência à corrosão em uma ampla gama de condições atmosféricas, ambientes e muitos meios corrosivos. Sujeito a corrosão por pites e fendas em ambientes quentes que contêm cloretos, a corrosão sob tensão pode ocorrer acima de 60 C. 

    • Resistência ao calor 

    O aço Inoxidável 18/8 tem boa resistência à oxidação em serviço intermitente até 870 C e em serviço contínuo a 925 C.  

    Para saber mais sobre como funcionam nossos produtos em inox, clique aqui.

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.